quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Nasa: asteroide se aproxima da Terra

asteroide thumb Nasa: asteroide se aproxima da Terra
A Nasa está monitorando de perto o asteroide 2005 YU55 que vem se aproximando da Terra e, no próximo dia 8, deve passar com uma distância inferior à da Lua. Mas, de acordo com a agência espacial americana, não há risco de colisão com o planeta.
O asteroide tem 400 metros de diâmetro, equivalente ao comprimento de um porta-aviões, e foi descoberto em 2005 por Robert McMillan. Segundo cálculos da Nasa, o 2005 YU55 deve passar a uma distância mínima de 324 mil quilômetros, menos que a distância da Lua, que fica a cerca de 384 mil quilômetros da Terra.
Os cientistas já advertiram que a influência gravitacional do asteroide não terá nenhum efeito detectável na Terra, como marés ou movimentos nas placas tectônicas. Embora este asteroide costume realizar uma trajetória que o faz se aproximar periodicamente da Terra, bem como de Vênus e Marte, o encontro deste ano será o mais próximo dos últimos 200 anos.
Os astrônomos indicam que a última vez que uma rocha espacial deste tamanho se aproximou tanto da Terra foi em 1976 e que a próxima aproximação conhecida de um asteroide com tais dimensões será no ano 2028.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente pelo Facebook!