sexta-feira, 13 de abril de 2012

Justiça americana abre processo contra a Apple por cartel


Justiça americana abre processo contra a Apple por cartelA Justiça dos Estados Unidos abriu processo na última quarta-feira contra a Apple e também outras editoras. De acordo com as informações do site Bloomberg, as envolvidas estão sendo acusadas de formação de cartel no mercado de e-Books. No documento, a justiça americana está alegando que as editoras estão fixando valores iguais aos livros  eletrônicos.
As editoras envolvidas no processo, como a Hachette SA, HarperCollins, Macmillan, pinguim e Simon & Schuster realizavam a venda de seus livros virtuais com 50% de desconto, assim, o cliente tinha a opção de escolher um livro impresso ou o digital.
Após a chegada do iPad e da iBookstore, as editoras foram condicionadas a repassar 30% do valor de todas as suas vendas para a companhia da maçã, e assim tiveram que colocar os mesmos valores da iBookstore em outras lojas do ramo, como a Amazon.com e Barners & Noble.
Esse modelo de negócio começou a se tornar problema quando em agosto de 2011, a empresa de advocacia Hagens Berman abriu uma ação coletiva contra a Apple outras cinco maiores editoras dos Estados Unidos, sob acusação de manipulação dos valores dos e-books ilegalmente.
Neste ano o caso passou a ser responsabilidade do Departamento de Justiça, que antes de continuar com o processo chamou os envolvidos para um acordo. Algumas das partes aceitaram o acordo proposto, porém, mesmo assim, o processo foi aberto e todas as empresas continuam envolvidas. A resolução pode estar longe de ser concretizada, mas, a tendência é que a comercialização acabe como antes, na qual os vendedores tem a responsabilidade de escolher o valor de seus produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente pelo Facebook!